
Nesta semana, tive alguns aborrecimentos, natural a todos nós, afinal estamos aqui para uma missão, provação ou expiação. Bem mais voltando ao motivo de meu aborrecimento, são com coisas que ando vendo, ouvindo e sentindo. Constatar que os valores de hoje estão bastante invertidos: quanto mais você tem, mais você é valorizada. Agora, se você tiver uma vida mais simples, por opção e ou por princípio, ou melhor, para não passar por cima dos seus princípios, você não tem “valor”. É considerado uma pessoa que “não deu certo”, que não tem ambição, vontade de crescer… Ou, pior ainda, que não conseguiu crescer por falta de “correr atrás” dos seus objetivos.
É uma algo que me deixa confusa, mesmo que tente não consigo compreender… Até posso compreender, mas não aceito!…
Uma vez entrei nesses “negócios” que te deixam milionária do dia pra noite, tipo pirâmide, negócios “americanos”, e todas as vezes que tinha uma palestra a principal pergunta aos participantes era qual “era o objetivo de cada um” ai vinha as respostas como ter uma Mitsubishi, uma mansão em Alfaville, Casa na praia, e quando chegava à minha vez dava um branco total, nunca tive como objetivo de vida essas coisas materiais, é claro que se eu tivesse não iria achar ruim, mas para mim o meu “sonho” é ter minha família unida, com saúde, dinheiro suficiente para saldar meus compromissos, poder sair de férias uma vez por ano com minha família, enfim esse é meu sonho.
Mas a cada dia o que mais escuto é que as pessoas devem “enriquecer a qualquer custo”, sem maiores pudores.
Esta nossa sociedade atual, que só aplaude as pessoas que tem certo nível, certo padrão, a meu ver, está bastante equivocada.
Assim fica difícil ensinar aos nossos filhos princípios básicos como respeito ao próximo, honestidade, lealdade, entre outros…
Como vou dizer que os fins não justificam os meios?
Com os exemplos de nossos políticos de colarinho branco, não tão brancos assim, estão precisando de um bom litro de Q’boa, de tão encardidos que estão. Com Excelentíssimos Políticos manipulando todos para “comprovarem” que são honestos e possuem “ficha limpa”?
Fico abismada, pois nossos descendentes acabam por crer que a “lei do menor esforço” é válida mesmo quando nocauteia pessoas e valores!!! E que “bobo é quem não tira proveito” quando pode, seja lá qual for a situação. Isto para não citar a “lei de Gérson”, de “levar vantagem” em tudo!!!
Para mim, “ser” está acima de “ter” simplesmente bens materiais; “ser” é a essência da humanidade, da vida levada com ética e respeito aos outros, norteada por princípios que deveriam reger todas as ações humanas.
Cheguei à conclusão de que “meu sonho” é passar aos meus filhos que ”ser” é muito mais importante que “ter”. Ser correta, generosa, amorosa, calma, bondosa, paciente, decente, honesta, amiga, companheira, alegre, confiável… Enfim, um montão de coisas que estão esquecendo o significado ou julgando por ai como “perfil de pessoas fracas”.
Às vezes chego a pensar que eu é que estou fora da realidade!!
Apenas para esclarecer, não fiz nenhum voto de pobreza, não. E não pensem que não gosto de ter uma vida tranquila no sentido material, gosto de certo conforto, de certa tranquilidade financeira. Mas não posso abrir mão dos meus princípios, das minhas certezas... e incertezas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário