
A inveja é um sentimento mesquinho, que leva a pessoa a fazer coisas das quais ela mesma se envergonha… É um sentimento pequeno, apesar de muitas vezes ser imenso em sua extensão… E devastador em suas consequências!!!
Enquanto a pessoa ciumenta tenta preservar aquilo que tem, a invejosa não quer que o outro tenha… É uma emoção negativa, que além de atingir a pessoa invejada, devido a tanto rancor, tanta vontade em cercear o outro, leva o invejoso a viver tanto “à espreita do outro” que não tem tempo de fazer as suas próprias conquistas, para atingir objetivos que às vezes nem são seus!!!
Enquanto o sucesso alheio lhe traz uma dor na alma, o insucesso do outro leva o invejoso a se deliciar e a se sentir feliz com a derrota alheia, como se de alguma forma fosse vingado…
O sentimento de inveja envenena o invejoso, pois ele, ao se comparar com a pessoa objeto da sua inveja, se sente de alguma forma acima do outro, com um sentimento de inferioridade, como se o outro estivesse roubado a cena, deixando-o na penumbra…
É comum entre irmãos, familiares, no ambiente de trabalho… enfim, em todas as esferas de relacionamentos, tanto entre pessoas do mesmo nível sócio-econômico, quanto entre colegas, chefes…
O triste é que leva as pessoas a não viverem a própria vida, mas a viver a vida do outro, seja uma celebridade, ou uma pessoa mais próxima…
O invejoso fica a pensar no que o fulano deve estar fazendo de mais interessante do que ele e fica se torturando pela “sorte grande” que o outro tem,a vida boa que fulano tem , muitas vezes só presente em sua imaginação!!! Inclusive por que todos somos humanos e não temos uma felicidade assim tão perfeita… Muito menos tão duradoura.
Tudo o que temos é à base de muitos esforços, de muitos sacrifícios, de muitas orações e de escolhas.
Escolhas estas que perdemos muitas horas e ganhamos muitos cabelos brancos, escolhas que nem sempre são acertadas, que temos que fazer em nosso dia a dia… Cada um faz as suas, e colhe os frutos delas…
Em vez de invejar, por que não vão à luta??? Por que não se espelhar no alvo da sua inveja, e tentar melhorar-se para não se sentir menosprezado ou minimizado??? Por que se comparar a outros???
Cada um tem as suas oportunidades, a sua história de vida e, com o tempo, pode fazer algo para mudar a sua própria trajetória… E cada um tem as suas qualidades, os seus pontos fortes, não devendo se comparar a ninguém, pois, se até diante de Deus somos únicos!!!
Em vez de gastar tempo em invejar outros, minando as próprias forças para investir no seu próprio destino, melhor seria se trabalhassem em favor próprio e não perdessem tempo em tentar atingir a outra pessoa… Pois o tempo passa e o tempo gasto desta forma negativa só atrapalha a própria vida do invejoso, que não deixa de ser um infeliz…
Esse texto foi inspirado num acontecimento que chegou hoje através de um amigo querido recém chegado ao Brasil, que veio para estudar em nosso país, deixando esposa, filhos, pais, irmãos todos em seu país. Com toda certeza trouxe em sua bagagem muitas saudades, veio com muita disposição e garra para conseguir concluir seus estudos e ter uma vida melhor, tem que vencer as barreiras de nossa língua e se não bastasse todas as dificuldades que tem a vencer, surge um INVEJOSO para jogar mais pedras em seu caminho...querido amigo, com certeza seu castelo será muito bem construído com as pedras que estão te atirando!!! Tenha certeza disso!!! Bjsss